
Uma das necessidades básicas do ser humano é obter trocas constantes em seus relacionamentos sociais. Entretanto, se você observar as pessoas conversando, vai notar que muitas delas repetem suas atuações: algumas sempre são agressivas e ofendem os outros; outras levam tudo na brincadeira; outras conseguem deprimir quem fala com elas; outras conseguem sempre chocar com posições extremadas. Por quê isso acontece?
Quando não estão obtendo trocas emocionais suficientes, as pessoas vão atrás de mais trocas, como alguém faminto vai atrás de comida. Daí desenvolve-se a dinâmica das representações e dos jogos que as pessoas jogam, na expectativa de obter mais trocas com os outros, ainda que negativas, assim como a fome extrema nos força a comer coisas que não gostamos.
Além disso, esses jogos possibilitam às pessoas verem o mundo de uma maneira coerente e inteligível, ainda que numa visão pessimista. Então, desde cedo, as pessoas escolhem seus scripts e através desses jogos afirmam para si próprios quem são e qual o sentido de suas vidas.
Os jogos que jogamos e as trocas resultantes são de fato significativas para modelar nossas vidas. Daí surgem as pessoas que regularmente são despedidas, que levam fora dos namorados, que vivem bêbadas, que estão sempre atrasadas, sempre em dívida, sempre esquecem coisas etc. Isso são exemplos de scritps e jogos que podem ser representados por anos, causando muitos danos, a menos que sejam percebidos, entendidos e mudados.
Os três principais papéis que aparecem nesses jogos são chamados de Resgate, Perseguidor e Vítima. Normalmente andamos por todos esses papéis ao longo do tempo.
Quando não estão obtendo trocas emocionais suficientes, as pessoas vão atrás de mais trocas, como alguém faminto vai atrás de comida. Daí desenvolve-se a dinâmica das representações e dos jogos que as pessoas jogam, na expectativa de obter mais trocas com os outros, ainda que negativas, assim como a fome extrema nos força a comer coisas que não gostamos.
Além disso, esses jogos possibilitam às pessoas verem o mundo de uma maneira coerente e inteligível, ainda que numa visão pessimista. Então, desde cedo, as pessoas escolhem seus scripts e através desses jogos afirmam para si próprios quem são e qual o sentido de suas vidas.
Os jogos que jogamos e as trocas resultantes são de fato significativas para modelar nossas vidas. Daí surgem as pessoas que regularmente são despedidas, que levam fora dos namorados, que vivem bêbadas, que estão sempre atrasadas, sempre em dívida, sempre esquecem coisas etc. Isso são exemplos de scritps e jogos que podem ser representados por anos, causando muitos danos, a menos que sejam percebidos, entendidos e mudados.
Os três principais papéis que aparecem nesses jogos são chamados de Resgate, Perseguidor e Vítima. Normalmente andamos por todos esses papéis ao longo do tempo.
O Resgate é quando a pessoa quer obsessivamente cuidar de alguém que pode e deve se cuidar por conta própria; o Perseguidor vive criticando, julgando e punindo; e a Vítima deixa outros conduzirem sua vida. A vida política, por exemplo, tem representantes desses três papéis o tempo todo: alguém que quer cuidar dos menos favorecidos, alguém que quer castigar os fora-da-lei e alguém que se faz vítima do sistema.
Essas são representações extremas, mas importantes de serem entendidas. O Resgate sempre faz mais do que deve ou coisas que nem quer fazer; o Perseguidor, que pode ter sido anteriormente um Resgate farto de resgatar, passa a querer de volta o que cedeu e passa a agredir os outros; e a Vítima acaba sendo o objeto e alimento dos outros dois tipos.
Então, os três tipos se auto-realimentam e a única forma de eliminar isso é parando de jogar o jogo. Você precisa identificar isso, e pedir sinceras desculpas aos outros envolvidos no jogo. Precisa obter suas trocas de um dia-a-dia mais livre e saudável e jogar menos.
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